segunda-feira, 25 de maio de 2009


"Eu tenho um sonho: que um dia esta nação se porá de pé e viverá o verdadeiro significado de sua crença: Nós conservamos esta verdade para ser auto-declarada, que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, e nele, meus quatro filhos pequenos viverão em uma nação em que não serão julgados pela cor da sua pele mas pelo conteúdo de seu carácter."


1ª Parte


Martin Luther King, Jr.
15/01/1929 - 04/04/1968.

Nascido Michael Luther King Jr., mais tarde seu nome foi mudado para Martin. Seu avô começou o longo mandato da família King como pastores da Igreja Baptista Ebenezer em Atlanta, servindo de 1914 a 1931; seu pai deu sequência até 1960. E, de 1960 até 1968 quando morreu, Martin, actuou como co-pastor da igreja.
Martin frequentou as escolas públicas no Estado da Georgia nos tempos da segregação racial, completando o segundo grau aos 15 anos. Em 1948, concluiu a faculdade no Morehouse College, uma destacada instituição negra de Atlanta, na qual, tanto seu pai quanto o avô também se graduaram.
Em 1951, ele concluiu o bacharetado, depois de três anos de estudos teológicos no Seminário Teológico Crozer, na Pennsylvânia, onde foi eleito presidente de uma classe de veteranos predominantemente branca. Com a amizade conquistada em Crozer, ele se inscreveu em estudos avançados na Universidade de Boston, completando a investigação para o doutoramento em 1953 e se graduando em 1955. Em Boston, ele conheceu e casou com Coretta Scott, uma jovem de talentos intelectuais e artísticos incomuns. Dois filhos e duas filhas completaram a família.
Em 1954, Martin Luther Kink foi aceite como pastor da Igreja Baptista da Avenida Dexter em Montgomery - Alabama, onde sempre foi um ferrenho defensor dos direitos civis para os membros de sua raça. King era, naquele tempo, um membro do comité executivo da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, a organização líder de seu género na América.
Ele estava preparado, pois, bem cedo, em dezembro de 1955, para aceitar a liderança da primeira grande demonstração negra de não violência contemporânea nos Estados Unidos - o boicote a companhia de autocarros de Montgomery.
O boicote durou 382 dias. Em 21 de dezembro de 1956, o Supremo Tribunal decretou a inconstitucionalidade do decreto que exigia segregação racial em transportes públicos,(e a partir dali) negros e brancos passaram a usar o mesmo transporte com os mesmos direitos.
Durante os dias do boicote King foi preso, sua casa incendiada, ele sofreu abuso pessoal, mas, ao mesmo tempo, emergia com um líder negro de primeira magnitude.
Em 1957, ele foi eleito presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul, uma organização formada para prover novas lideranças para o agora emergente, Movimento dos Direitos Civis.Os ideais da nova organização foram tomados do Cristianismo, mas com as tácticas operacionais de Ghandhi.
No período de 11 anos (1957-1968),King viajou mais de 10 milhões de kms, e discursou mais de 2.500 vezes; e apareceu sempre onde havia injustiça, protesto, acções. Neste espaço de tempo, escreveu cinco livros e numerosos artigos. Naqueles anos, ele liderou um protesto maciço em Birmingham, Alabama, que chamou a atenção do mundo inteiro, providenciando o que se chamou "coalizão de consciências", e se inspirou para escrever " Carta de um cárcere de Birmingham" um manifesto da revolução negra; ele planeou a grande manifestação no Alabama pelo direito de votar dos negros, e ele dirigiu a marcha pela paz em Washington, D.C ,à frente de 250.000 pessoas para quem pregou seu mais famoso sermão, " Eu tenho um Sonho".
Ele foi recebido pelo presidente Lyndon B Johnson; foi preso, depois disso, cerca de 20 vezes, e atacado no mínimo por 4 vezes, e ele foi agraciado com 5 honrarias , e nomeado o "Homem do ano" pela Revista Time em 1963; e ele se tornou não apenas o símbolo dos negros americanos como também numa figura reconhecida mundialmente.
Com a idade de 35 anos, Martin Luther King Jr. foi o homem mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz. Quando recebeu a notícia da sua escolha, ele anunciou que entregaria o dinheiro do prémio para o fomento do movimento dos direitos civis.

Na tarde de 04 de abril de 1968, enquanto estava na janela de um quarto de hotel em Memphis, Tennesse onde ele fora para liderar uma marcha de protesto em apoio à greve dos lixeiros daquela cidade, ele foi assassinado.

parte II

Martin Luther King,Jr

SOBRE A PAZ
"Mais cedo ou mais tarde todos os povos do mundo terão de descobrir um modo de viver juntos em paz, e por meio disso transformar esta elegia cósmica inacabada em um salmo criativo de fraternidade. Eu recuso aceitar a visão de que a humanidade é tão tragicamente atada à uma meia-noite sem estrelas de racismo e de guerras que a aurora brilhante da paz e da fraternidade nunca possa tornar-se uma realidade. É por isso que o direito, temporariamente derrotado, é mais forte do que a maldade triunfante." (1964):
AS PALAVRAS DE M.L.K.
"As palavras de Martin Luther King têm notável poder e graça, quase 40 anos depois da sua morte em Memphis, no dia 4 de Abril de 1968. Em homenagem ao dia comemorativo do aniversário do Pr. King - 15 janeiro de 2008 - apresento uma breve coletanea do famoso defensor do movimento dos direitos civis, das próprias palavras de King sobre: não-violência, raça, paz, movimento Black Power, sonhos, etc. Possamos nós trazer à consciência de que as palavras devem ser cimentadas com atitudes. No início ninguém presta muita atenção, mas o tempo da realização vai chegar para quem persistir em pedir, bater e buscar. Venham aprender do Pastor M.L.King".
A ORAÇÃO DO PEREGRINO
Em 1957, aproximadamente 25 mil militantes ajuntaram-se no Memorial Lincoln de Washington D.C, por três horas de cânticos e discursos, exigindo do governo federal o cumprimento do Estatuto da Educação, contra a segregação racial nas escolas americanas, declarada inconstitucional pela Corte Federal. O último discurso do dia foi proferido por King.
Manifestação em Washington contra a segregação racial nas escolas

O SONHO DA LIBERDADE
"Então, mesmo que enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho. Tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado do seu credo... de que todos os homens são nascidos iguais. Eu Tenho um sonho, que um dia até o Estado do Mississippi, um estado que sofre com o calor, com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu Tenho um sonho, que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação onde eles não mais serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu carácter. E se a América está para ser uma grande nação, isto deve tornar-se verdadeiro(1963):

DETIDO
Em Três meses de greve, 156 manifestantes, inclusive King, foram detidos por violar uma lei de 1921 por " impedimento" de um autocarro. King foi condenado a pagar uma multa de 500 dólares ou passar 386 dias na cadeia. Ele passou duas semanas na prisão, e o movimento explodiu porque ele chamou a atenção nacional para seu protesto.

SIMPATIA PELA GREVE
Comunidades negras de outras cidades organizaram boicotes similares.

VITÓRIA!
Em Junho de 1956 a Corte do Distrito Federal determinou que a segregação racial em transportes públicos era inconstitucional. Depois de sobreviver a desafios até a Suprema Corte, a norma tornou-se regular; no dia 20 de Dezembro de 1956 King declarou o fim do boicote. No dia seguinte, os membros da comunidade negra, inclusive Rosa Parks, embarcaram nos autocarros pela primeira vez, em mais de um ano.

Parte III

NÃO-VIOLÊNCIA
"Em seu comunicado,[falando ao jornalista] você afirmou que as nossas acções, apesar de pacíficas, devem ser condenadas porque elas precipitam a violência. Isto não seria como condenar Jesus porque a sua consciência de um único Deus e a devoção incessante à vontade de Deus precipitou o mau acto da Crucificação?
"Cartas da prisão de Birmingham, 1963:

OS NEGROS NA AMÉRICA
"Antes que os peregrinos aportassem em Plymouth, estávamos aqui. Antes de que a caneta de Jefferson grafasse, com tinta indelével através das páginas da história, as palavras majestosas da Declaração da Independência, estávamos aqui. Se as crueldades inexprimíveis da escravidão não nos puderam parar, a oposição que agora enfrentamos seguramente falhará. Ganharemos nossa liberdade porque a herança sagrada da nossa nação e a vontade eterna de Deus é personificada nos ecos de nossas exigências.
"Cartas na prisão de Birmingham, 1963:


NÃO CONFORMISMO
"Nesta hora da história é preciso um círculo dedicado de não-conformistas transformados. As paixões perigosas de orgulho, ódio e egoísmo estão entronizadas em nossas vidas; a verdade está prostrada nas colinas ásperas de calvários sem nome. A salvação do nosso mundo do juízo virá, não pelo complacente ajustamento da maioria de conformados, mas pelo desajuste criativo de uma minoria não conformada.
"(1963):

MOVIMENTO BLACK POWER
"O desespero de hoje é um pobre formão para fincar a justiça de amanhã. O movimento "Black Power" é uma crença implícita e muitas vezes explícita no separatismo dos negros. Todavia atrás da preocupação legítima e necessária do Black Power de uma unidade de grupo e identidade negra, jaz numa crença que pode ser para o negro uma estrada separada para o poder e realização. São ideias curtas e irreais. Não há nenhuma salvação para o Negro através do isolamento.
" (1967):

MARCHA PELOS DIREITOS CIVIS
"Como uma ideia cujo tempo chegou, nem mesmo a marcha de exércitos poderosos pode parar-nos. Estamos nos mudando para a terra da liberdade. Vamos marchar para a realização do Sonho Americano. Vamos marchar sobre o alojamento segregado. Vamos marchar sobre escolas segregadas. Vamos marchar sobre a pobreza. Vamos marchar sobre as urnas eleitorais, marchar sobre as urnas até que os molestadores de raçiais desaparecerem da arena política, até que os Wallaces da nossa nação estremeçam longe, em silêncio.
" (Selma a Montgomery, 1965):

LIBERDADE
"Deixe a liberdade raiar. Dos cumes das colinas prodigiosas de New Hampshire, deixe a liberdade raiar. Das montanhas poderosas de New York, deixe a liberdade raiar. Das Elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade raiar. Mas não só isto; deixe a liberdade raiar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade raiar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi. E quando isto acontecer, quando nós a deixamos raiar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:

"Livres por fim, livres por fim,
Graças ao Poderoso Deus,
Por fim, nós estamos livres."

SOBRE SEU FUTURO
Dito na noite de 03 abril de 1968, anterior ao seu assassinato:

"Temos alguns dias difíceis pela frente.
Mas isso realmente não importa para mim agora. Porque eu tenho estado no cume do monte.
Não me importo.
Como qualquer um, eu gostaria de viver uma vida longa.
A longevidade tem seu lugar.
Mas não estou preocupado com isto agora.
Somente quero fazer a vontade de Deus.
Ele permitiu que eu subisse até o cume do monte. Eu dei uma olhada, e vi a Terra Prometida.
Posso não chegar lá com você, mas quero que, nesta noite, saiba que nós como pessoa alcançaremos a Terra Prometida.
Portanto estou feliz nesta noite.
Não temo nenhum homem.
Os meus olhos já viram a glória da vinda do Senhor Jesus."

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