terça-feira, 26 de maio de 2009

Reclamação RENAULT.. o começo!!!

Exmos Senhores....


Face aos acontecimentos, diria quase, senão em absoluto surreais...apresentar-vos a seguinte documentação para que pelos menos outros consumidores, respeitantes das suas obrigações não venham a caír nas redes de oficinas enganosas que se escondem atrás de marcas famosas como neste caso a RENAULT, com o simples intuito de lucros rápidos sem olhar a como os ganham...

Sem mais de momento agradeço desde já o vosso apoio para que possamos acabar com mais um dos muitos casos de fraude que acabam por denegrir e ajudar a afundar economias....

Grata pela atenção e consideração de cada um ...

Com elevada estima e consideração,



Exmos. Senhores.

Agradeço desde já a consideração merecedora de resposta face à minha reclamação apresentada ao agente Renault Paulo Mano, lda.

Ainda durante o dia de ontem 12/05/2009 e na sequência de um telefonema efectuado pelo meu marido para o agente em questão uma vez que a atitude de desprezo total se manteve, dirigimo-nos ao stand pm auto, Lda, para tentar solucionar os problemas da melhor forma e com as melhores intenções.

Um vez chegados a Pm auto, Lda., a pessoa que nos foi dito ser o Gerente face ao falecimento do legítimo dono é o Sr. Miguel Mano, que serpenteou pelo espaço até conseguirmos chegar a uma conversa com o mesmo.

O Sr. Miguel Mano, demonstrou falta de carácter e profissionalismo quando logo no inicio da conversa de absteve de toda e qualquer responsabilidade ainda questionando a razão de só agora levarmos a viatura para concertar, nem a normal frontalidade estava patente pois o mesmo nem conseguia olhar-nos de frente estando sempre com uma atitude que diria quase desprezo a olhar para o lado.

Chamou o Engº Hélder que em relação à avaria da qual já lhe teria mencionado na semana anterior (passo a citar Rolamento traseiro direito gripado ), disse-nos que teríamos que pagar o arranjo, mas nós temos uma "garantia total" dada pelo Sr. Paulo Mano que na presença de terceiros nos GARANTIU assistência em todas as oficinas Renault, durante um período de 2 anos, documento esse que nunca nos chegou às mãos, mas também já sabemos que bastou que assim se tivésse pronunciado e que não houvésse pro-formas de garantias anuais acordadas e assinadas bilateralmente para que face à lei assim o seja.

O Sr. Miguel Mano, visivelmente alterado, não somente nos desconsiderou como igualmente mencionou que ipsis verbis "você não tem reputação para fazer nada contra nós"...ainda não consegui entender ou encaixar a palavra reputação no contexto...Após tal atitude e na sequência de nos dizer que resolvêssemos a situação em Tribunal, que a mesma levaria 4 ou 5 anos a ser resolvida e que até lá nós ficaríamos sem viatura...vi-me na obrigação de chamar a GNR ao local.


Foi me dito a forma de agir, o Sr.Miguel Mano, desapareceu enquanto os agentes se encontraram no local. Disseram-me que reclamásse por escrito no livro de reclamações., prontamente o fiz.

Ao falar com o meu advogado e com o centro de arbitragem de conflitos do sector auto, fui informada que deveria saber de facto a quem pedir responsabilidades, pois qualquer um se pode assumir como gerente mas que para tal deverá mostrar documento em que seja facto que o Sr. em questão é a "Gerência", como até um simples mapa da segurança social, igualmente que deveriam entregar-me um documento autenticado no notário, mais uma vez, como manda a lei, em nome da gerência a justificar a diferença dos quilometros marcados no papel da última inspecção e os que marcam na viatura que não correspondem...

Passado pouco tempo, surge-me um senhor, dizendo ser o advogado da empresa, mas que nem o nome deu ou apresentou qualquer tipo de credencial em seu abono, dizendo-me que se quizesse saber fosse o que fosse que me dirigisse a uma conservatória e que fosse para o tribunal gastar dinheiro, em tom sarcástico ainda me perguntou se estava bem instalada ou se precisava de escrever mais, se queria uma cadeira melhor ou talvez um sumo...o meu marido que achou que tal falta de respeito já era demais, pediu-lhe amavelmente que se retirásse para que pudéssemos acabar a reclamação.

Hoje, 13 de Maio de 2009, fui a uma oficina Renault e pedi que me fosse efectuado um check-up geral para me garantir de que realmente havia questões na mesma a ser solucionadas...paguei como é óbvio o tempo que gastaram a verificar...algumas coisas não conseguiram fazer por completo pois apenas após a desmontagem de certas peças poderão surgir outros problemas mas o total foi alertante passa de 3.600 Euros o arranjo...e tudo dentro da garantia....

Peço-vos a Vossa ajuda como Renault Portuguesa a mim cliente Renault que estou completamente insatisfeita e diria quase abismada como se podem tratar clentes desta forma e, ao mesmo tempo representar uma Marca mundialmente conhecida como séria, fiável, resistente, confortável e duradoura...a RENAULT...ainda assim, fazendo-se todas as retificações necessárias ao arranjo da viatura, não estou interessada em desfazer-me da mesma, pois fora os problemas que deveriam ter sido resolvidos aquando da entrega da viatura no pós venda, todas as verificações que não foram efectuadas e que garantiriam um bom serviço e consequente satisfação e recomendação do cliente, gosto muito da minha viatura e é sem dúvida o carro que necessito face ao habitáculo/conforto e os 7 lugares que são condição absoluta pois temos um agregado de 6 pessoas.

Garanto-vos que não sou a única com queixas e reclamações deste agente em particular, e estou a falar do falecido dono, não apenas do pós-mortum, e , que basta fazer alguns contactos para que a lista se estenda e vejam o que realmente se anda a passar por esta zona.

Mais vos posso garantir...a oficina onde me dirigi, mais a norte, é de uma dedicação, amabilidade, qualidade e rapidez de resposta ao cliente fora do normal e, essa sim deve ser galardoada pelo seu desempenho e atitude profissional a 100%!!!

Irei recomendá-la sempre e todas as vezes que necessitar de qualquer interveção, sei que poderei contar com um profissionalismo ligado a um rigor absoluto.

Como cliente da marca Renault e como humana que sou sei que devemos não só deitar abaixo, mas também dignificar o trabalho de quem merece ser reconhecido e distinguido...estou a falar Unimotor, em Vila nova de Gaia, Vilar Paraíso..aí sim Parabéns pelos exemplos de profissionalismo e de todas as explicações que me foram dadas, desde o mecânico, ao responsavél, Sr. Luis, ao vendedor de serviço,,,sem excepção alguma...



Anexo reclamação enviada para a ASAE


Sem mais de momento, com elevada estima e consideração,


Subscrevo-me,





> Date: Mon, 11 May 2009 16:33:36 +0200
> From: contacto.cliente@renault.pt
> Subject: Notificação de recepção
> To: xanaraposo@hotmail.com
>
> Acusamos a recepção do seu email, iremos efectuar todos os esforços, em conjunto com o nosso representante, para sermos o mais breves possíveis.
>
> Entretanto ficamos ao seu inteiro dispor, para qualquer esclarecimento adicional, que o poderá fazer pelo endereço de email: contacto.cliente@renault.pt.
>
> Agradecendo o tempo que ocupou em nos escrever, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.
>
>
> Maria de Lurdes Cristovão
>
>
>
>
>



From: xanaraposo@hotmail.com
contacto.cliente@renault.pt,contact.client@renault.fr
subject: reclamação Paulo Mano auto, Lda.


From: xanaraposo@hotmail.com
To: pmauto@pmauto.pt
Subject: Eng. Hélder Pato
Date: Wed, 6 May 2009 16:16:30 +0000


06 de Janeiro, 2009 ( 1ª tentativa gorada)

05 de Maio 2009 ( 2ª tentativa)

11 de Maio 2009 (3ª tentativa após falar com Engº Hélder Pato que diz esperar resposta da Gerência)

Paulo Mano Lda.

A/C. Gerência

Malhada

3830-141 Ílhavo



Venho pela presente manifestar o meu total desagrado no que diz respeito à vossa atitude comercial perante mim como cliente vosso e mais ainda sendo cliente da “marca Renault” que V. Exas. representam na região.

Face aos acontecimentos, e por possíveis lapsos de memória da vossa parte recordo-vos então de toda a epopeia desde o momento em que comprei a viatura à vossa empresa Paulo Mano, Lda.

Por motivos pessoais andava à procura de um carro de 7 lugares, quando por intermédio de um familiar chegou ao meu conhecimento que V.Exas tinham um usado em excelentes condições. V. Exas davam garantia do mesmo…era perfeito. Fiz-me à estrada, depois de me encontrar com o Sr. Paulo Mano vim a saber que afinal os 7 lugares eram provisórios e que estava à espera que chegássem os 2 bancos mas que não me preocupásse que na semana seguinte ele mesmo os faria chegar a Lisboa, local onde morava. Adquri a viatura a p.p. e regressei a casa..as semanas foram passando tal como a dificuldade em falar com o Sr. Paulo Mano, não havia qualquer tipo de resposta quanto aos bancos eis senão quando a viatura começa a engasgar…cada vez mais…e cada vez mais…começa a ir abaixo em andamento… tive que importunar de novo o meu familiar para que passásse pelo concessionário para saber o que se passava uma vez que o Sr. Paulo Mano não se dignava a devolver uma chamada que fosse. Fomos informados pelo meu familiar de que a viatura deveria ir para a Renault Telheiras para verificarem o que se passava com a mesma, tive que alugar um carro e ficar com os custos da mesma uma vez que tenho 3 crianças que estudam em sitios diferentes e que a viatura é-me absolutamente necessária…o resultado foi chocante para mim…a viatura que supostamente se encontrava em perfeitas condições apresentava desgaste nas peças internas do motor…árvore de campos, a reparação era de 5000;00 Euros…finalmente o Sr .Paulo Mano deu a cara e pediu para que fosse enviado o carro para cima e que me poria um carro de substituição enquanto verificavam o que realmente se passava com a viatura..dias depois chegou o veredicto…a viatura não tinha nada do que a Renault Telheiras afirmava, nada mais era senão sujidade nos injectores, que os mesmos foram limpos, afinados e recolocados, que já estava tudo a 100% ( excepto os bancos que agora afinal não havia, e que para mandar vir novos teria de pagar 2000 Euros o que tirava todo o lucro da viatura e novamente o pedido de paciência para esperarmos por uns em 2ª mão…). Posto isto o meu familiar ofereceu-se a vir trazer a minha viatura e levar a outra de volta. No mesmo dia, começaram os problemas novamente, os engasgamentos, os solavancos…e a história repete-se…ligámos, tentamos a todo o custo falar com o Sr. Paulo Mano…mas é uma missão impossivel ou os recados não são dados pela D. Marlene, ou a voz de fundo que se ouve quando falamos com ela é de um hipotético sósia vocal do Sr. Paulo Mano, ou o Sr. Helder também se rejeita a dar os recados…ou a verdade nua e crua…o Sr. Paulo Mano recusa-se a atender as chamadas que fazemos. Mais uma vez e lá estou eu a pedir ao meu familiar para lá ir…e foi mesmo…por graças do Sr. Paulo Mano, encontrava-se agora uma nova viatura usada para venda e esta seria a melhor opção para mim…( não era a outra???) uma vez que é mais nova, tem menos kilometragem, uma motorização mais recente e mais alguns extras incluindo os 7 lugares..mais uma vez confiámos…saímos de Lisboa, fomos com o meu familiar ao Stand, vimos a viatura, seria então uma troca com mais 2000 Euros e após tratarmos de tudo, fomos abastecer gasóleo nas bombas do jumbo de Aveiro juntamente com o meu familiar que também abasteceu a sua viatura lá, (um mercedes diga-se de passagem) regressariamos a casa no dia seguinte. De manhã fizémo-nos à estrada mas notámos logo que o carro foi abaixo…ficámos desconfiados…mas isto já seria demais!!Depois de sairmos de Albergaria a Velha o painel do carro dá uma mensagem de “AVARIA GRAVE SISTEMA ELECTRONICO”- fui ao manual ver do que se tratava – dizia para levar imediatamente o carro para uma oficina Renault, voltámos para trás, num desespero total…era a segunda viatura comprada a dar problemas, quando chegámos ao concessionário, puseram a viatura no computador e tinha 4 injectores e velas queimados…o mecânico foi mexer e disse que o carro não tinha sido abastecido com gasóleo, ao qual retorqui apresentando-lhe a factura dos 50 Euros que pusera na véspera, depois disse-me que o combústivel estava adúterado…ao que lhe respondi que isso era muito grave pois assim seria a bomba de gasolina culpada de tal problema e para tal seria responsabilizada…nada mais se disse. A viatura ficou para ser reparada iriam substituir os injectores e velas e tirar o gasóleo todo pedi ao mecânico que pusésse um apoio pois o tubo de escape estava solto, o meu marido teve que ligar para o trabalho e assim perder um dia de ordenado e mais ter uma falta não justificada por caus a deste incidente do qual não tinhamos qualquer tipo de culpa estávamos em cima da hora de almoço com a minha filha de 9 meses ao colo, sem carro e nada mais que uma boleia do Sr. Paulo Mano até ao café mais próximo pois estava cheio de pressa de ir almoçar em vez da obrigação de ficar lá a assumir as responsabilidades e a dar a cara.

A meio da tarde ligaram a dizer que podiamos ir buscar o carro Foi nos dito que estava tudo bem…dei o gasóleo ao meu familiar para que o usasse e seguimos de lá directamente para Lisboa Aparentemente as coisas estavam bem quando , a viatura começa a falhar e a ir abaixo…entretanto acontece o mais surreal possível..o carro deixa de marcar 142….Km para passar a marcar 73…Km..os km passaram praticamente para metade, e no seguimento o painel deixa de contar os km , deixa de fazer as contagens directas de consumos, distâncias, etc…ficando a 000…o meu marido tentou ligar pediu opara falar com o Sr. Paulo Mano mas encontrámos de novo os mesmos problemas que anteriormente. Fomos à Renault Telheiras que após verificação da viatura disseram que estava que precisava de um painel novo, ( que isto acontecera por adulteração dos quilometros, deixaram um pingo de solda??? Será possível estar a ouvir uma coisa destas???) um apoio do motor-caixa de velocidades que dava origem aos abanar em ponto morto que sentíamos e que com o tempo iria danificar por falta de apoio das peças que tinha uma vela queimada e o apoio do tubo de escape…o arranjo ficaria em 1.300.00 Euros para os clientes para empresas da marca o valor era inferior..mas a vossa empresa não quis pagar a despesa e novamente me vi sujeita ao ridiculo de estar à espera que vocês pagassem 1 hora de mão de obra para ter ordem para sair a viatura. No dia seguinte colocaram-me uma viatura de substituíção, levaram a minha de novo…o veredicto do Sr. Paulo Mano é que a viatura não tem nada…que o que se apresentou na Renault Telheiras é fruto de não terem limpo a avaria anterior do computador de bordo, e que queria ser posto em frente a Renault Telheiras para que lhe disséssem na cara porque segundo ele não tem nada…a verdade é as falhas já começaram…e eu espero que se dignem a reparar tudo o que é necessário na minha viatura Renault Espace com a matrícula 88-61-SS uma vez que tenho uma garantia para tal.





P.S.:

E já lá vão não sei quantos meses de espera pela dita garantia…que nunca chegou, pelos telefonemas não atendiso pelo Sr. Paulo Mano…mas isso já era de esperar….

Já fiz reparações por minha conta, no que diz repeito a escape, fole de direcção..etc….neste momento a viatura está constante mente a ir abaixo, e com um rolamento da roda de trás gripado…sendo insuportável andar na mesma.
Como achei que deveria ser correctamente informada, e não voltar a caír no conto do vigário, fiquei a saber que a garantia de usado, é de 2 anos, já falei com o representante da Renault Portugal para onde segue cópia e claro está para França, para a marca directamente para o Sr. JEAN-FREDERIC PIOTIN.







Como seria de esperar, presumo, sou sócia da DECO, enviei comunicação para o Centro de conflitos de consumo do sector automóvel, fiz peritagem por minha conta em que fiquei a saber que a viatura já bateu, tem um desnível entre eixos…esquerdo-direito, sendo por isso os desgastes de pneus, os contínuos desalinhamentos de direcção e que Vocês, através da garantia são obrigados a substituir..mais ainda, relativamente ao painel, a informação da marca é que têm que substituir e, resolver a situação com a maior brevidade possível, mais, recebo contínuas mensagens de falta de óleo, e escusado será dizer…o carro vai abaixo em andamento…mas, ao contrário do que o Sr. Paulo Mano nos informou de que o carro era de uma cliente fiável, que ele conhecia a viatura por dentro e por fora, eventualmente esqueceu-se de informar que afinal, já tinha sido carro de firma….

Por ironia do destino, fiquei a saber do sucedido ao Sr. Paulo Mano, por mensagem da família uma vez que o meu contacto fazia parte da lista de números a quem ele se negava a atender o telefone….

Aguardo a vossa resposta no prazo de 2 dias úteis para solucionarmos os problemas da minha viatura. Uma vez passado este prazo se nada me disserem ver-me-ei obrigada a tomar as devidas medidas legais



Sem mais de momento,

Subscrevo-me

1 comentário:

  1. Decidi adquirir um automóvel Renault, revisões sempre feitas no concessionário. Não tive descanso. Deficiência do airbag, logo depois de ter acabado a garantia; substituição do cartão/ chave em 2009 - de um momento para o outro, sem mais nem menos as duas chaves deixaram de funcionar e fiquei sem carro 5 dias à espera que chegasse a chave; avaria do motor em Dezembro de 2009 - viatura rebocada. Avaria comparticipada.
    •Alternador 28 de Julho de 2010 – viatura rebocada
    •Quadrante em 16 de Julho de 2010 - viatura rebocada
    •Receptor da embraiagem em 27 de Agosto de 2011 - viatura rebocada. De férias, às 23.30, ia na A22 com os meus filhos e fiquei sem embraiagem, avaria que pôs as nossas vidas em risco, para além da maçada de numas simples férias ter os problemas todos daí decorrentes.
    •Avaria do alternador e tubo de distribuição de combustível em outubro de 2014 -carro rebocado.
    • Informações que aparecem nete momento: problema de injeção, problema de airbag, travão imobilizado.
    E para finalizar, só mais uma,o carro deixou de travar quando paro. São avarias a mais. Já não menciono os acessórios que facilmente se estragam.
    E agora? É melhor tratar de arranjar um novo. Renault? Segura nunca estive, nem nunca estarei para fazer 100Km que sejam. Não são os anos, foi assim desde sempre. Impressionante!

    ResponderEliminar