terça-feira, 2 de junho de 2009

Mosquisto ameaça extinguir tartarugas de Galápagos O mosquito «Aedes taeniorhynchus», cujos antepassados se alimentam de mamíferos, adaptou a sua alim


Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, da Sociedade Zoológica de Londres (SZL) e Parque Nacional de Galápagos, descobriram um crescente aumento de mosquitos que constituem uma ameaça para as tartarugas de Galápagos e outros animais da ilha.

O mosquito «Aedes taeniorhynchus», cujos antepassados se alimentam de mamíferos, adaptou a sua alimentação às tartarugas das ilhas Galápagos, informa o jornal «El Mundo».

No estudo, apurou-se que estes mosquitos sobreviveram 200 mil anos sem a ajuda dos humanos, ao contrário do que se pensava.

Os autores deste estudo, publicado na revista científica PNAS, concluíram que a mudança na alimentação destes insectos se deve a uma adaptação à vida nas ilhas que são escassas em mamíferos.

Os mosquitos das Galápagos são diferentes dos mosquitos continentais. A razão para estas diferenças e adaptações está na possibilidade de o mosquito «poder estar em processo de evolução para uma nova espécie», segundo revela Arnaud Bataille, da Universidade de Leeds.

Estes mosquitos são transmissores de várias doenças e aumentam o perigo da propagação rápida das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário