quinta-feira, 11 de junho de 2009

Peixe-gato ou Pango – PERIGO para a SAÚDE PÚBLICA

Isto deve ser levado a sério

Peixe-gato ou Pango – PERIGO para a SAÚDE PÚBLICA

Há pouco tempo descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no super... claro que decidi experimentar...
A minha primeira impressão do sabor do peixe não foi a melhor, (embora fosse a única a encontrar algo estranho, pois é um sabor muito ténue...)
Hoje voltei a comer, e tal como da primeira vez que provei este peixe voltou a saber, muito ligeiramente a "bolor"/mofo, pelo que durante o almoço construi as seguintes hipóteses para explicar esse sabor ténue: este peixe deve ser de rio e é necrófago...
Acabei de almoçar e pesquisei na net e encontrei o texto que vos envio abaixo.
NOTA - achei por bem enviar, porque muitos de vocês já terão provado e gostado... L

O Peixe gato ou panga: a nova aberração da globalização




O panga é um novo tipo de peixe que encontramos sobretudo sobre a forma de filetes, a um preço muito barato(?).O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exactamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.

Eis o que deve saber sobre o Pango:

Os Pangos estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos afluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente sector industrial, metais contaminantes, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).

O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.

Não há nada de natural nos Pangos - Eles são alimentados com peixes mortos restos e ossos de secas e de solo numa farinha, da América do Sul, a mandioca (mandioca) e resíduo de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação nada sã não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.

Ela mais não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangos está completamente desregulada.. O pango cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...

Além disso os pangos são injectados com PEE -alguns cientistas descobriram que se injectassem as fêmeas pangos com as hormonas femininas derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Pango produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Pango passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonas injectáveis (produzidas por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

Ao comprar pangos estamos a colaborar com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Este comercio está a ser aceite por grandes superfícies que os vendem ao público em geral, sabendo que estão a vender produtos contaminados.

Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangos, este irá acabar noutros alimentos: surimi (aquelas coisas com pasta de peixe), peixe terrinas e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)
(texto traduzido)

Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!

2 comentários:

  1. sera mesmo que o Rio Mekong é poluido?
    nem um dos sites que pesquisei falou sobre isso
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Mekong

    Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil realizou uma série de análises nesta espécie, com o objetivo de confirmar a alta qualidade do produto, que foi aprovado sem restrições.

    http://www.agrolink.com.br/culturas/milho/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=108115

    ResponderEliminar
  2. Independente da onde venham qualquer informação sanitária a respeito de alimentos deve ser procurada junto a ANVISA,somente ela e o MAPA tem autoridade para falar sobre esses tipos de assuntos,caso contrário,qlq idiota escreve o que em entende e as vezes até por ser de mercados concorrentes apenas para tirar proveito e vender o "seu peixe",literalmente,que lendo esse artigo o peixe de quem escreveu não é o Pango.
    A ANVISA e o MAPA não manifestaram nada que possa indicar que esse peixe é impróprio para o consumo.

    ResponderEliminar