segunda-feira, 25 de maio de 2009


1ª Parte

Como amar os Homossexuais
por Tim Wilkins
(Artigo adaptado e aumentado após oficina ministrada em recente conferência sobre HIV/AIDS na Igreja americana de Saddleback)
Há um tipo de amor que só existe da boca para fora. É como algumas frases,por ex.“seja bem-vindo”,ouvidas em tantos lugares.Não podemos alcançar o homossexual até que o amemos. Uma das sete regras do pregador americano William Sangster para o evangelismo é “Não tenha a intenção de melhorar as pessoas; ame-as”.Recebo e-mails de todo o mundo, muitos deles de homens e mulheres em grande sofrimento não apenas pela atracção indesejada pelo mesmo sexo, mas também pela negligência da igreja.Uma dessas mensagens veio de um rapaz de 19 anos,de Singapura. Segue o texto: devido à má redacção do original não foi seguido à letra, mas preservou o sentido.As igrejas são mesmo contra os homossexuais. Sou gay e deixei minha igreja por várias razões, todas ligadas à homossexualidade. 1º meu pastor subiu ao púlpito e começou a dar insultos e piadas sobre homossexuais. Todos riram. Não achei graça, mas ri porque não queria que me achassem gay. 2º, um irmão da igreja me chamou de ‘menina’. 3º, meu pastor, que me ensinou muitas coisas sobre o cristianismo quando cheguei à igreja, me chamou de “alegre”, com o sentido de gay.Essa palavra me magoou muito. Muitos me chamam assim, mas não esperava isso de meu próprio pastor.Foi aí que decidi que tinha nascido desalmado e que vim a este mundo para sofrer. Deus nunca me quis como seu filho.Agora sei que o cristianismo não é para mim. A questão que me incomoda desde então é saber se as igrejas são de fato contra os homossexuais.Obrigado."...Tenho dúvidas de como interpretar essa mensagem tão sofrida: devo simplesmente pensar que “Nós, cristãos, somos mal interpretados por ele”, ou que “Ele é bastante sensível.”?Amar os homossexuais requer que você tenha experimentado o amor de Deus-É impossível expressar um amor que você nunca sentiu. Deus diz: “Com amor eterno eu te amei.”(Jer 31:3) E o Ap. João escreveu,“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus!”(I Jo 3:1)Deus quer que Seu amor seja correspondido, mas Ele não nos forçará a isso. Para alguém ter mais amor pelos homossexuais, deve ter amor ainda maior por Deus!O Dr. R. Albert Mohler, Presidente do Seminário americano Southern Seminary, escreveu que “Aos cristãos evangélicos devem se fazer perguntas difíceis, mas é provável que a mais difícil delas seja: Por que falhamos tanto em alcançar as pessoas presas a esse tipo particular de pecado?”É possível que o ateu Voltaire tivesse a resposta, pois escreveu que “Se os cristãos querem que acreditemos em um Redentor, que ajam como redimidos”. Essa foi forte!! Rick Warren diz a mesma coisa assim: “Há duas razões básicas para as pessoas não aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador: ou elas nunca conheceram um cristão, ou elas já conheceram um cristão.”
Essa também foi forte! Amar os homossexuais exige que se ande recto com Deus. Você pode ser um cristão e mesmo assim não ser justo com Deus.Uma senhora foi a um psicanalista usando uma tira de bacon em cada orelha e um ovo na cabeça. Logo se sentou, assumiu uma postura fechada e disse ao médico,“Vim aqui para falar de meu irmão, que tem um problema sério.”Jesus disse que antes de remover um cisco do olho de seu irmão, você deve retirar a madeira que tem nos próprios olhos.( tradução de Mateus 7).Um casal com o filho adolescente vieram me procurar. Os pais souberam que o filho tinha atracção pelo mesmo sexo ao encontrar pornografia gay em seu computador. Uma de minhas recomendações foi cortar o acesso à net. O pai logo se agitou dizendo ser impossível,pois seu trabalho dependia da net. Não foi surpresa para mim quando o filho me telefonou na semana seguinte, dizendo: “Não pude lhe falar naquele dia, mas sei que o motivo de meu pai ter ficado tão nervoso com a retirada da net é porque ele também visita alguns sites”.Amar os homossexuais exige algumas qualidades especiais. A humildade lidera a lista. Um dia, após ter aparecido num programa de TV, recebi o telefonema de um pastor: “vi-o na TV ontem à noite. O senhor encontra homossexuais nas igrejas onde fala?”. Eu respondi, “Acredito que existam pessoas com atracção homossexual em todas as igrejas”. E Ele disse de forma orgulhosa e auto-suficiente: “Não na minha igreja”. As coisas chegaram a esse ponto? Os evangélicos se vangloriam na falsa crença de que suas igrejas não têm pessoas com atracção homossexual? Acordem porque o café está pronto!

2ª parte

Charles Spurgeon (1834-1892)

Um dos maiores pregadores de todo o Reino Unido, certa vez visitou uma influente sra. aristocrata. Ele falou de pecado e da necessidade individual de se ter Cristo. A mulher lhe disse: “Rev. Spurgeon, eu não pequei nas últimas três semanas!”.
Ele então disse que ela deveria sentir muito orgulho disso, e ela concordou.
É preciso importar-se com o outro.

Aconselhei um rapaz por algum tempo; cada sessão era uma nova tentativa.
Ele era orgulhoso, arrogante, moralista, crítico e muito ríspido.
Num certo dia, ele me deixou a seguinte mensagem: “Acho que não preciso mais vê-lo; isso não está me ajudando”.
Meu primeiro pensamento foi agradecer a Deus por aquilo ter terminado, mas percebi que minha atitude era errada e anti-bíblica. Então, lhe deixei a seguinte mensagem:“Recebi seu recado e admiro sua franqueza.
Saiba que se alguma vez precisar ofender ou gritar com alguém, ligue-me. Você poderá dizer o que quiser e eu irei ouvi-lo”.
Passados alguns minutos, ele me retornou e disse hesitante: “ Tim, sou eu. Ouvi seu recado e fiquei pensando se ainda posso ir ao atendimento hoje...”
“Claro que sim!”, respondi.Ele entrou em minha sala, sentou-se,e então falei,“ Sua mensagem inicial foi que você não queria continuar porque eu não o estava ajudando.
O que eu disse que o fez mudar de ideia?”A arrogância dele tinha acabado.
Diferente dos outros encontros, o comportamento dele estava quebrantado, suas palavras eram sóbrias:“Tim, não foi exactamente porque você falou, mas foi porque você se importou comigo”.

Warren Wiersbe, pastor e professor em conferências bíblicas internacionais, dizia que “os perdidos vieram a Jesus não porque Ele os supriu ou porque se comprometeu com Sua mensagem, mas porque Jesus se importou com eles.

”Ternura - Mark Twain escreveu, “Ternura é a linguagem que o surdo pode ouvir e o cego pode ver”. (Veja Colossences 3:12)

Paciência, gentileza e respeito. “Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos a explicar a alguém a esperança que vocês têm. Porém, façam isso com educação e respeito...”(1Pe 3;15 - NTLH).

O pregador Phillips Brooks escreveu que “...uma das forças do pregador é o verdadeiro respeito que ele tem por aqueles a quem ele prega.
”Amar os homossexuais exige ser pró-activo.
Muitos amigos de pessoas homossexuais me dizem que ‘tudo o que sabem é orar pela pessoa”. Eu creio na oração, mas a oração não é desculpa para a inércia!
Amar é acção! Será que os evangélicos esqueceram de que quando Adão e Eva nos ‘morderam’ para fora de casa, Deus iniciou uma missão de busca e resgate chamando Adão: “Onde você está”? Estamos inoculados contra o milagre da Encarnação, esquecendo que Deus deixou o esplendor do paraíso pelo mau cheiro dos currais para se tornar homem e habitar entre nós? E subestimamos o facto de que não há nas Escrituras nenhuma descrição de Deus se apressando, excepto na parábola do filho pródigo? O pai, que representa o Pai Celestial, corre ao filho perdido.(Lucas 15)
Amar os homossexuais exige acreditar na libertação da homossexualidade.
Um ‘amor’ que nega a realidade de libertação deve ser considerado uma punição cruel e estranha. Não nos vale à pena ter uma graça que nos perdoa do pecado, mas que não nos liberta dele.
Pessoas presas à ideia de que “uma vez homossexual, sempre homossexual” deveriam guardar as palavras de Cristo no coração, “Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mt 22:29 - NTLH).
Amar os homossexuais exige pedir-lhes perdão. Sei que vocês devem estar pensando que o autor deste artigo é louco. “Por que pedir perdão ao meu familiar gay? É ele que vive em pecado!”.

Pondere.

3ª parte

Larry Burtoft diz que:
“Se as perspectivas bíblicas e teológicas estiverem certas, as quais vêm o comportamento homossexual como uma das várias facetas que a queda humana pode assumir, então os que estão envolvidos nesse comportamento merecem...a oferta do perdão divino e a restauração que lhes estão disponíveis.
” Eu adicionaria que os evangélicos precisam de pedir perdão aos homossexuais por alguns posicionamentos inadequados quanto a esse assunto.

Perceba que eu disse ‘posicionamentos’ e não “crenças”.
Tal recomendação geralmente é recebida com incredulidade.
Faça um inventário espiritual.
Quando você soube que seu amigo/a ou familiar era homossexual você o/a amaldiçoou? Gritou com ele/a? Usou linguagem impertinente a um cristão? O condenou? Alimentou pensamentos do tipo ‘sou feliz porque não sou igual a ele/a.”?
Regozijou-se com a situação? Se achou mais santo que ele/a?
Se você agiu de alguma dessas formas, você pecou contra Deus e os homossexuais, então precisa de perdão.
Primeiro, peça perdão a Deus.
“ Mas se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (1 Jo 1:9 - NTLH)

Depois peça desculpas à pessoa. Nada de e-mails ou cartas, faça isso cara a cara ou, se a distância não permitir, por telefone. Diga coisas do tipo “ quando soube da situação disse coisas terríveis que nunca deveria ter dito.
Embora eu ainda tenha minhas crenças sobre essa questão, eu peço seu perdão pelas coisas desagradáveis que disse. Você me perdoa?”

Espere a resposta. Se não for perdoado ou se a pessoa levar a conversa para outra direção, mantenha-se respeitoso e educado.

Lembre-se de que você não está se perdoando para ouvir uma confissão de pecado da parte dele/a.
Seu pedido de perdão precisa ser pessoal, breve e sincero. Você não é responsável por como os homossexuais o tratam, você é responsável por como você os trata!

Ao preparar uma palestra em uma grande universidade, encorajei a organizadora a por um anúncio no jornal dos alunos. Escrevi o seguinte chamado, que eles publicaram:
Apologia às Dívidas com Gays (o título chamou a atenção)
Apesar de termos comunicado claramente nossas crenças sobre a homossexualidade, confessamos nem sempre fazê-lo com humildade.

Nossas atitudes moralistas têm sido contraditórias com a real mensagem que proclamamos.Temos enfatizado a verdade em detrimento do amor.

Várias vezes nosso desejo de sermos correctos tem ocultado nossa responsabilidade em sermos respeitosos.

Confessamos que somos pecadores necessitados da graça de Deus, que a forma como vivemos nossas vidas nem sempre está de acordo com o que professamos com nossos lábios.

Confessamos que embora todos nós tenhamos sido criados à imagem de Deus, esta imagem tem sido marcada por nosso próprio pecado deliberado contra nosso Criador, e que ansiamos por ser remidos em Sua imagem, pela morte restauradora de Jesus Cristo.

Também pedimos perdão pela forma como temos nos referido a este tema. Pedimos perdão e nos comprometemos a construir pontes de amizade baseadas na dignidade e não na sexualidade humana.
(Coloquei data e hora da minha palestra.)

4ª parte
Amar os homossexuais exige mais que palavras.
1João 3:18: “Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações .”

Quando um amigo ou membro da família de um homossexual me procura, a primeira pergunta é:“ O que eu digo a ele/a para que deixe esse estilo de vida?”. Como se houvesse palavras mágicas para fazer esse truque.

Em 1979, Adrian Rogers foi eleito Presidente da Convenção Batista do Sul. Ele poderia ter concorrido à reeleição em 1980, mas não o fez.

Quando perguntado sobre o porquê dessa atitude, ele respondeu que Deus lhe disse que não.
Então um repórter perguntou:” Deus falou com o senhor em voz audível?”. E Rogers revelou um dos atributos de Deus quando respondeu: “Não, foi mais alto do que sua voz agora!”

Se Deus pode falar de modos que se ouça, seus filhos também não podem? Um casal amigo tem os seguintes dizeres em sua casa: “ Os cristãos deveriam dividir o evangelho o tempo todo e, se necessário, usarem palavras.”

Amar os homossexuais exige tocá-los. O toque físico não é opcional, é essencial! Os americanos, especialmente os homens, são reticentes em expressar afeição uns pelos outros.

Isso não ocorre tanto em outros países, nem na Bíblia.
Na China, na África e em outros lugares é normal ver homens que se abraçam e seguram as mãos. Quando estive no leste da África, há alguns anos, vi dois adolescentes com os braços um no ombro do outro.
Em seu livro Why Parents Disagree (Por que os pais discordam), Ron Taffel cita a pergunta de um pai:“ É errado eu dar um abraço e um beijo de boa-noite no meu filho de dois anos e meio? Receio que isso o faça homossexual.”

Tal pensamento é contra-intuitivo!

Alguns irmãos defendem sua resistência a ministérios de ex-gays dizendo que a homossexualidade é um assunto sujo, e eu educadamente respondo que não conheço um ‘pecado limpo’.
Deus-Pai sujou as mãos quando “...do pó da terra, o Senhor formou o homem.”(Gen. 2:7).
Deus-Filho sujou as mãos quando lavou a poeira/sujeira/serragem dos pés dos discípulos (João 13:5)

Comunique o amor fisicamente, não só verbalmente! A Bíblia traz exemplos de amizades masculinas, como Davi e Jonatas, Paulo e Timóteo e Jesus e João, o apóstolo amado (John 21:20).

Amar os homossexuais exige dizer a verdade..

Faça um novo inventário. Quando leu o título - Amar os homossexuais exige dizer a verdade – em que verdade você pensou primeiro?

*Que a homossexualidade é pecado, abominação ou coisa similar; ou
*que quando alguém pede perdão, Deus o separa de seu pecado ‘tanto quanto o leste é separado do oeste’ , que ‘tais fostes alguns de vós’, ou coisa similar?

Penso que quando a palavra verdade é usada em relação à homossexualidade, muitos cristãos pensam primeiro em ‘pecado’ ou ‘abominação’ versus a graça transformadora de Deus.

Devemos dar às pessoas o conselho absoluto de Deus.
As pessoas precisam é da “verdade, somente da verdade e nada mais do que a verdade”.

Vou ilustrar isso com o e-mail que recebi de um cristão que erradamente pensou que eu ainda era homossexual.
“ Continuarei orando por seus equívocos e ofensas morais. Tenho fé de que Deus abrirá uma porta para que você perceba seus pecados. Segue um versículo da carta de Paulo aos Coríntios. ‘Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus.’ Se Jesus concordasse com a homossexualidade, então por que Paulo e todos os seguidores do cristianismo até o século XX foram contra? A Bíblia fala de tais calamidades no final dos tempos. Por favor, encontre a verdade.
”Com amor, Tom (não é seu nome verdadeiro).

Não defendo o modo de evangelizar de Tom pela mesma razão que não defendo que se coloque a boca de alguém num moedor de carne.
Tom cometeu erros fatais. Primeiro, presumiu que eu fosse homossexual. S
egundo, seu e-mail carece de amor e exala arrogância.
E, por último, Tom não me dá a verdade absoluta quando cita 1Coríntios. Ele cita os versos nove e dez, mas omite o verso onze, que é crucial para o texto; “Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceites por Ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus. Conversão é para Jesus Cristo, que em troca nos transforma.

5ª e ultima parte

Amar os homossexuais exige ouvir

Tiago 1:19: “ Lembrem disso, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva”.
Podemos aprender uma lição com Jó: seu gado e mulas foram roubados. Seus servos e ovelhas foram mortos. Seus camelos foram tomados. Uma tempestade derrubou a casa, matando seus filhos e filhas, e sua saúde se deteriorou drasticamente.
Quando os três amigos de Jó souberam de suas calamidades, foram confortá-lo.
Devido à frágil saúde, ele estava irreconhecível aos amigos, que lamentaram em compaixão.

Aqui temos a parte mais importante. “Em seguida sentaram no chão ao lado dele e ficaram ali sete dias e sete noites; e não disseram nada, pois viram que Jó estava sofrendo muito.”(Jó 2:13) .

Você pode imaginar sentar-se com um homossexual ferido e permanecer quietos por uma semana?
Alguns cristãos não podem ficar em silêncio por sete segundos quando o assunto é homossexualidade.

Após se dirigir a um grupo da igreja, uma lésbica visivelmente irritada veio em minha direcção.
Meu medo compreensível cedeu quando eu soube da história. Sua companheira foi proibida de visitar o sobrinho e a sobrinha da moça lésbica pela irmã desta.
Embora tentasse interromper seu falatório e dizer que a irmã tinha o direito e a responsabilidade de evitar a exposição das crianças a tais relacionamentos, senti que deveria permanecer quieto e apenas ouvir compassivamente.

Depois, sem chances de que as coisas fossem mudar, as lágrimas começaram a rolar no rosto dela.

Perguntei com voz suave por que chorava. Embora não me respondesse directamente, não importando o que eu perguntasse, ela gritou, “ Eu choro o tempo todo”.
Puxei duas cadeiras, nos sentamos e, por mais de uma hora, ouvi sua história de dor e confusão.

Não perca o alvo! Se eu não tivesse calado a boca, essa moça e eu nunca teríamos feito contacto.

Peter Marshall diz, “Há aspectos do evangelho que são confusos e difíceis de entender.
Mas nossos problemas não estão centrados no que não entendemos, mas, em vez disso, nas coisas que de facto entendemos.

Isso não passa de uma ilustração do facto de que nosso problema não é tão grande que não saibamos o que se deva fazer.

Sabemos muito bem, mas não queremos fazê-lo.”

Seria possível que o que muitos cristãos não queiram fazer é amar?

Jesus disse “...todos os homens saberão que vocês são meus discípulos, se amarem uns aos outros.”

Cross Ministry, Inc. (Cross) é uma organização cristã que torna visível a realidade de mudança para o homossexual através de Jesus Cristo.

O pastor Tim Wilkins é diretor do Cross Ministry (Ministério da Cruz), deixou a homossexualidade e é hoje casado e pai de três filhos.

Fonte: www.crossministry.org

Tradução e adaptação com autorização do autor:Lourdes Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário