terça-feira, 2 de junho de 2009

22-05-2009 - 15:11h Criança com dois anos já lê... em chinês Primeira palavra da menina foi «saída de emergência»


Na China, uma criança com 22 meses consegue ler mais de dois mil caracteres chineses, dos três mil que são usados mais regularmente para se conseguir comunicar em chinês.

Para Li Tiangi, que faz dois anos daqui a menos de um mês, identificar caracteres é apenas mais um jogo divertido.

Segundo a Reuters, a primeira palavra desta menina foi «saída de emergência» enquanto passeava pelo parque com o avô. A mãe achou estranho e reparou que a criança ficava paralisada a observar os painéis de informações nas ruas e por brincadeira começou a ensinar-lhe alguns caracteres chineses.

«A Li Tiangi começou a ficar interessada na leitura quando tinha dez meses, ficava bloqueada a olhar para as informações na rua. Depois disso comecei a ensinar-lhe os caracteres em casa e agora ela compreende mais de dois mil caracteres», afirma Dou Yuling, mãe da criança.

A mãe quer ver até onde é que Li Tiangi consegue chegar e afirma que a matemática será a próxima matéria a aprender.

«Estou a planear ensinar-lhe matemática. Já comprei alguns brinquedos com números porque gostava que ela aprendesse matemática a brincar».

O caso é raro, até porque os testes feitos indicam que Li não tem nada de diferente das outras crianças da mesma idade.

Segundo a Directora do Hospital de Crianças, Chen Liwen, «a Li porta-se bem a colocar figuras aos pares». «Essa é uma das categorias relacionada com a capacidade cognitiva», afirma a médica.

Na China, quem conseguir identificar mais de 1500 caracteres é considerada uma pessoa culta.

Sem comentários:

Enviar um comentário