quarta-feira, 3 de junho de 2009

Invista pela Internet e poupe 1.700 euros por ano


Deco analisa 45 preçários de 23 intermediários e conclui que a oferta online é mais vantajosa do que ao balcão ou telefone

Se está a dar os primeiros passos na bolsa, saiba que a Internet é o meio mais vantajoso para quem aposta no mercado de acções. Ao todo, permite poupar 1.700 euros, por ano, consoante o perfil de investidor.

«Mercados accionistas já transmitem mais confiança» link externo

Mesmo sem mudar de instituição, o custo das ordens pode baixar 62%, se optar pelo serviço de homebanking, avança a Deco, na Proteste Poupança de Junho.

«Para pequenos montantes, os custos de transacção no mercado accionista influenciam bastante a rentabilidade», lembra.

O estudo do boletim financeiro da Deco, que conta com 45 preçários de 23 intermediários, conclui que a oferta online é «claramente mais vantajosa do que ao balcão ou telefone». Isto porque o mercado de corretagem é «caracterizado por uma grande oferta, com custos muito distintos e confusos, o que dificulta a análise».

Para ajudar os seus associados, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores celebrou, em
2008, um protocolo com o Banco Carregosa, por apresentar «boas condições para transaccionar em bolsa».

Nos cenários analisados, permite poupar entre 246 e 1.703 euros, caso seja um investidor menos ou mais agressivo.

A Deco avança ainda que defende um modelo de apresentação de custos único, para facilitar a comparação dos preçários, e uma leitura mais clara e no que toca a críticas é peremptória: «há muitos intermediários a cobrarem uma comissão por cada linha de negócio na bolsa portuguesa. Por exemplo, uma ordem de compra que precise de dois vendedores para ser concretizada corresponde a duas linhas de negócio. Neste caso, o consumidor paga duas vezes a taxa de bolsa», denuncia.

Sem comentários:

Enviar um comentário