quarta-feira, 3 de junho de 2009

Novas praias recebem Bandeira Azul Portugal vai ter 226 zonas balneares galardoadas, mais 33 do que no ano passado


A Bandeira Azul foi atribuída, este ano, a 20 novas praias e recolocada em 25. No total, Portugal vai ter 226 praias e 15 marinas com Bandeira Azul. Um número inédito que regista mais 33 zonas balneares do que no ano passado, segundo informação da nota de imprensa da Associação Bandeira Azul da Europa.

Registou-se um aumento de quatro praias fluviais, relativamente ao ano passado, sendo o resultado de um trabalho conjunto das entidades locais e investimentos em infra-estruturas, melhorando a qualidade destas zonas balneares.

O resultado das candidaturas das praias a este galardão, implica o cumprimento voluntário de critérios imperativos, envolvendo qualidade, ambiente, segurança entre outros critérios.

Registando-se este ano um total de 226 atribuições da Bandeira Azul, verificam-se 20 novas zonas balneares e a estreia de três municípios. De uma forma geral, a região norte vai hastear 43 Bandeiras Azuis, mais seis do que em 2008. A região centro vai ter 18 Bandeiras Azuis, menos uma do que em 2008.

Na região do Tejo verificou-se um aumento de praias galardoadas, recebendo 42 bandeiras, mais oito do que no ano passado. No Alentejo 21 praias receberam Bandeira Azul, mais quatro do que em 2008.

A região com maior número de Bandeiras Azuis no País continua a ser a do Algarve, contando este ano com 54 praias galardoadas, verificando-se a entrada de mais seis do que em 2008.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores verifica-se uma subida de 38 Bandeiras no ano passado para 48 este ano. Na Madeira o número subiu de 15 para 20 Bandeiras e nos Açores regista-se um total de 28 praias galardoadas.

Também 15 marinas vão hastear a Bandeira Azul, menos uma do que em 2008, oito delas no Continente, cinco nos Açores e duas na Madeira.

A cerimónia onde se vai hastear a primeira Bandeira Azul vai ter lugar no dia 4 de Junho na praia de Osso da Baleia, em Pombal.

Em seguida, dia 6 de Junho, a praia fluvial no Carvoeiro, em Mação, vai também receber a primeira Bandeira Azul.

Prevista para 21 de Junho está a cerimónia na Marina de Ponta Delgada, acolhendo o primeiro hastear da Bandeira, pelo seu excelente trabalho que tem vindo a desenvolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário