quarta-feira, 3 de junho de 2009

Obama: «EUA são um dos maiores países muçulmanos do planeta» Presidente diz que o seu país e o mundo ocidental deve aprender a conhecer melhor o Islão


«Os Estados Unidos e o mundo ocidental devem aprender a conhecer melhor o Islão. Aliás, se tivermos em conta o número de americanos muçulmanos vemos que os Estados Unidos são um dos maiores países muçulmanos do planeta». Quem o disse esta terça-feira foi o presidente dos EUA, em entrevista à televisão francesa Canal+, citada pela Lusa.

Refira-se que Barack Obama profere quinta-feira no Cairo um importante discurso de reconciliação com o mundo muçulmano.

«O que tento fazer, é criar um melhor diálogo para que o mundo muçulmano possa compreender melhor como é que os Estados Unidos mas mais geralmente o mundo ocidental, concebem alguns problemas difíceis, tais como o terrorismo ou a democracia», sublinhou.

«Seja qual for a sua confissão, são os que constroem e não os que destroem que deixam atrás de si uma herança duradoura», defendeu.

«Penso que há um verdadeiro conflito actualmente entre os que apoiam que o Islão é irreconciliável com a vida moderna e aqueles que pensam que, pelo contrário, o Islão sempre soube evoluir ao mesmo tempo que o progresso», acrescentou.

Também esta terça-feira, soube-se que os diplomatas iranianos serão convidados a participar nas celebrações da festa nacional americana, a 4 de Julho, pela primeira vez desde há quase 30 anos. O anúncio partiu do porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood.

Washington cortou relações diplomáticas com o Irão após 52 diplomatas americanos terem sido feitos reféns em 1979.

Sem comentários:

Enviar um comentário