quarta-feira, 3 de junho de 2009

Leucemia: encontrado dador de medula para menina de 5 anos Mais de 10 mil pessoas inscreveram-se durante a campanha de sensibilização de Marta


A família de Marta, a menina de cinco anos que tem leucemia, anunciou esta terça-feira que foi encontrado um dador da medula óssea para a menina, cuja história desencadeou uma onda de solidariedade no Facebook.

O dador é um cidadão de nacionalidade espanhola. A informação foi dada ao médico de Marta, de acordo com o que revela Maria João Dray, tia da menina, ao tvi24.pt.

A campanha de sensibilização visa «desmistificar o que é ser dador», revela a familiar e estende-se desde Abril para fazer com que as pessoas se inscrevam como doadores. «Mais de 10 mil pessoas tornaram-se doadores nesta campanha», revela Maria João Dray, destacando a importância da internet neste tipo de acções. «O objectivo é que isto não pare», acrescenta.

Maria João Dray destaca também que existem outros casos como o de Marta, que podem não ser tão divulgados. Para se inscrever como doador, cada cidadão pode dirigir-se a centros fixos de recolha de sangue para medula espalhados por todo o país, como por exemplo, o Centro de Histocompatibilidade do Norte, no Porto e o mesmo centro sediado em Lisboa.

A família de Marta divulgou por vários meios e à escala mundial a história da menina, conseguindo contactar empresas que realizaram brigadas para a recolha de sangue de modo a encontrar um dador. As informações da história da menina e actualização dos locais onde se podiam inscrever encontram-se na campanha no Facebook campanha no Facebook link externo
e no blog link externo
também criado para o efeito.

O transplante ainda não tem data marcada, mas «será para breve», garante Maria João Dray.

Sem comentários:

Enviar um comentário