terça-feira, 2 de junho de 2009

Russos juntam-se à luta por Alexandra

Russos juntam-se à luta por Alexandra
Comunidade russa e ucraniana do Norte do País reuniu-se em apoio à família de acolhimento de Alexandra



Sónia Caldas


Braga: Cem pessoas manifestaram-se se pelo regresso da menina
Uma centena de pessoas, na sua maioria cidadãos russos e ucranianos, juntaram-se ontem no centro de Braga numa manifestação pelo regresso da pequena Alexandra.

Uma bandeira russa cosida à portuguesa, cartazes a apelar ao regresso de Alexandra e t-shirts com fotografias da menina coloriram durante horas o centro da cidade. "Estamos aqui a apoiar a família portuguesa e a lutar pelo regresso da Alexandra. Só queremos que ela esteja bem, a Natália não tem o direito de ser mãe", disse Olga Ibanova, representante da associação de ucranianos em Portugal.

O mote para o início da manifestação foi dado por um médico russo, Alexandre Afanasiev, que num discurso revoltado explicou o objectivo do movimento. "Hoje não temos nacionalidade, estamos aqui pela Alexandra e para lhe mostrar que estamos com ela. A menina deve voltar o mais rápido possível para junto dos pais", disse.

Num tom de voz cada vez mais exaltado, Alexandre explicou que "um juiz pode enganar-se, mas o Governo não". Dito isto, retirou o passaporte russo do bolso e queimou-o perante os manifestantes.

"Sempre tive dupla nacionalidade, mas a partir de hoje sou só português. Vou queimar o meu passaporte porque tenho vergonha dos governadores russos", acrescentou o médico.

Foi de lágrimas nos olhos e sempre abraçados à sobrinha Ana, que João e Florinda Pinheiro assistiram à manifestação.

"É reconfortante sentir que os russos estão do meu lado, a Rússia está connosco. O nosso Governo está tão preocupado com as eleições que nem quer saber da menina. Não querem saber das nossas crianças, até porque elas não votam", afirmou o pai de acolhimento.

A cada dia que passa as forças de Florinda diminuem. Ontem, a mãe de acolhimento confessou que já não consegue ver a televisão russa pois não aguenta mais "ver a menina sofrer".

PORMENORES

CARRO

No protesto foi também usado um carro com imagens de Natália a dar palmadas na menina.

PETIÇÃO

A petição internacional pela Alexandra reúne já mais de 20 mil assinaturas: 60% são de cidadãos russos.

Correio da Manhã - 1 de Junho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário