quarta-feira, 3 de junho de 2009

Voo 447: Navio nos Açores leva submarinos ao Brasil Mini-submarino Nautile foi usado nas buscas ao Titanic e ao petroleiro Prestige


O navio Porquoi Pas, em missão nos Açores, vai levar ao Brasil o robô Victor e o mini-submarino Nautile, usado nas buscas ao Titanic, escreve a BBC Brasil. O Porquoi Pas está em missão no arquipélago português e foi destacado, de imediato, para tentar localizar e recuperar as «caixas-negras» do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico na segunda-feira.

O Porquoi Pas deve chegar à área onde o Airbus 338 se despenhou dentro de «oito dias», informou à BBC o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas de França, o comandante Christophe Prazuck.

Nautile encontrou Titanic e Prestige

A bordo do Porquoi Pas segue o Nautile, o primeiro sub-marino a alcançar a carcaça do Titanic, que estava no fundo do mar desde 1912. O Nautile mostrou também as suas valências nas buscas pelo petroleiro Prestige, que causou um desastre ecológico em 2002.

O mini-submarino francês é equipado com braços motores e pinças e pode mergulhar até 6 KM de profundidade. Recorde-se que o ministro francês da Defesa informou, na terça-feira, que o avião deve estar a uma «profundidade que varia entre os 2 e os 3KM.

Com o Porquoi Pas equipado com o robô Victor e com o mini-submarino Nautile, o governo francês quer reforçar os meios mobilizados na realização das buscas. A prioridade é encontrar as «caixas-negras».

«Caixas-negras» podem revelar as causas

As autoridades têm agora de localizar de forma precisa a área onde o avião caiu, para depois tentar encontrar as «caixas-negras», informou à BBC Brasil, o director de operações navais do Instituto Francês de Pesquisas para a Exploração do Mar (Ifremer), a entidade a que pertence o Nautile.

A área onde foram encontrados os destroços serve de ponto de partida para determinar o ponto de impacto do aparelho. Depois de delimitada a área onde estarão as «caixas-negras», o Nautile e o robô Victor, a bordo do navio Porquoi Pas, são chamados à acção.

O Ifremer explica que o Nautile está equipado com um sonar lateral e, por ser ocupado por dois pilotos e um observador, está melhor preparado para este género de operações do que um robô.

As «caixas-negras» emitem sinais durante 30 dias. Começa a contagem decrescente para mostrar o que a tecnologia pode ser capaz de fazer pelo Homem e explicar o até então mistério da queda do Airbus 330 da Air France.

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